SLIDE



Restrições sobre o Óleo de Ricínio


Veja os benefícios deste óleo e suas restriçõeshttp://www.portaldebeleza.com/2013/06/a-verdade-sobre-o-oleo-de-ricinio.html#.UiIm-9I06aY


Olá pessoal tudo bem com vocês? Hoje estou aqui pra falar um pouco mais sobre o óleo de ricínio e alerta-los quanto ao uso em excesso, pois os efeitos colaterais existem sim!

O óleo de ricínio ( ou mamona) é uma planta medicinal eficaz no combate a diversas infecções em todo o corpo.É um óleo amarelado que não contém um cheirinho muito agradável; traduzindo: literalmente  fedido, mas que  é muito utilizado em cosméticos,sabonetes,produtos têxteis, medicamentos, óleos de massagem e muitos outros produtos de uso diário com muitos benefícios.

Também é um bom laxante , pois estimula localmente o intestino e parece também contribuir para o acúmulo de água e eletrólitos no cólon. Deve ser tomado de preferência com o estômago vazio, misturado com sumos ou refrigerantes.

Composição média do óleo de rícino / cadeias de ácidos graxos
Nome do ácidoFaixa de composição média
Ácido ricinoleico85a95%
Ácido oleico6a2%
Ácido linoleico5a1%
Ácido linolênico1a0.5%
Ácido esteárico1a0.5%
Ácido palmítico1a0.5%
Ácido dihidroxiesteárico0.5a0.3%
Outros0.5a0.2%

Fonte : Wikipédia

 E quais as propriedades deste óleo?

Muitas, tais como:



 Germicidas - que ajudam a combater inflamações e infecções 
 Antioxidantes,
 Antiinflamatórias 

Pra quais situações ele é indicado?

Dor reumática, artrite, artrose, gota,
 Problemas digestivos, prisão de ventre,
 Ulceras de pele, micose, prurido, erupções cutâneas, verrugas,
  Fortalecer a raiz dos cabelos, combater caspa e piolhos.

Existe alguma contraindicação?

 Sim para as grávidas (o óleo de ricínio ajuda a induzir o parto, como os poros capilares absorvem o produto e secreta para dentro do corpo, não é bom que as grávidas utilizem), lactantes, e crianças pequenas, não é aconselhável o uso desse produto.

Existem efeitos colaterais?

Sim claro por isso cautela no uso:
DERMATOLÓGICO: alergia por contato; inflamação na pele.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL: desmaio; tontura.
ENDÓCRINO-METABÓLICO: desequilíbrio eletrolítico; perda de líquidos.
GASTRINTESTINAL: náusea; vômito; cólicas; dor abdominal.


Bom mas e agora... vamos falar dos nossos bebelos né?

Benefícios deste óleo para os cabelos...

Ele é ótimo para as infecções no couro cabeludo pois ele retém a umidade e melhora seu estado ( quando aplicado no couro seco e escamoso).Ele também pode ser usado contra a caspa e piolho, além de fortalecer a raiz e ajudar no crescimento.

Quer um excelente condicionador?Anota ai:

Ricínio + Amêndoas ( sim sim)
Misture os dois em partes iguais  e massageie o couro cabeludo,deixe por 1 hora enxágue e lave normalmente.


Bom mas agora pessoas,se liguem na dica: viram como o óleo de ricínio é bom né, e quantas propriedades ele tem;então isto só é possível  por causa da alta concentração de Ácidos Insaturados ou seja ele é bem forte por isso existem as "restrições"

Vejo por aí nos grupos do facebook muitas pessoas usando adoidado  em busca de um bom crescimento dos cabelos e houve até uma polêmica esses dias a respeito de corte químico com óleo de ricínio misturado a outros óleos como o de coco e ai?


Bom, embora ainda não se tenha nada  comprovado tenho uma amiga que teve muitas quebras do nada ( ela é bem cuidadosa) e depois se descobriu: óleo de puro nos fios!Então não aconselho o óleo de ricínio puro nas pontas dos cabelos , mas sim apenas na raiz porque se ele tiver muito ressecado pode causar quebra e como disse minha amiga química Giovanna Dal Bom, no Projeto Rapunzel,ele pode tanto "selar a hidratação dentro dos fios como  fechar a cutícula do cabelo desidratado e 'sufocar'' ele, causando a quebra. ele forma uma capa nos fios, por ser muito grosso e viscoso" capithe?


Então Pessoal é melhor prevenir do que remediar né? se querem usar o óleo de ricínio usem ele puro na raiz umas 2 vezes por semana e se quer trazer para o comprimento  dele, misture em um creme de hidratação ou nutrição liso a um óleo mais leve .

Eu particularmente já misturei o ricínio com o coco acho que umas duas vezes e não tive problemas, mas vou tomar cuidado.Uso na raiz puro e amo, e com cremes também para hidratações e nutrições.





COMENTE PELO BLOG!

2 comentários:

  1. Eu uso e amo o óleo de rícino, meu cabelo cresce 2 cm em 7 dias depois que comecei a usar.
    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico Feliz com Seu Comentário, volte sempre!

PS: Comentários anônimos não serão mais aceitos ok?

Páginação - Não altere este gadget!



Não altere este gadget!