Olá pessoal tudo bem com vocês? Quero fazer um post hoje esclarecendo algumas questões sobre Crescimento Capilar, que tem sido uma "febre" nos grupos do Facebook na qual tenho participado durante algum tempo: Monovim A, cebola, alho, guaraná, cáfé, pírulas, tônicos, e book....até colocar um vidro na panela de pressão pro calor fazer com que a mistura dê certo!
Primeiro: não existe fórmula mágica pra isso ok? o cabelo tem um ciclo de crescimento que obedece 3 etapas: a de crescimento , a de repouso e a de queda que falarei melhor em breve.Na fase de crescimento (anágena), os fios de cabelos crescem em média 10 a 20 cm ao ano e o que conta são vários fatores como o hormonal,nutricional,as químicas,psíquicas e envelhecimento;portanto não adianta você se entupir de um determinado medicamento ou abusar de tônicos ( e ainda sem um auxílio médico) se as demais situações que citei acima não estiverem em harmonia.
Não adianta querer milagre, você judia do cabelo durante o ano todo e chega no final do ano quer ele até a cintura, hidratado, nutrido e reconstruido um mês antes do natal e ainda apenas com uma pírula , um tônico ou um creme que se diz tão eficiente quanto o bombril.
Pensa: os cabelos, assim como tudo na vida requer cuidado paciência, disciplina e dedicação.Pra isso que existem os tratamentos capilares, ou seja, tudo é um processo que interage com o conjunto.Bom não quero dar uma de boazinha e nem vou dizer que já não caí nessas: já tive boas experiências por isso estou aqui em alerta pois quando a gente aprende coisa boa transmite pros outros né?
Olhem só: a mais ou menos alguns atrás em uma comunidade do orkut ( talvez alguém se lembre que passou por lá) uma menina que usava um aplique loiro pra baixo da cintura estava dizendo que 3 comprimidos de arovit por dia (vit A) tinha ajudado o cabelo dela a crescer.Ná época como não conhecia direito ainda perguntei (eu e outras pessoas): é aplique? e ela disse que NÃO...só que não teve como esconder por muito tempo pois os cabelomaníacos de plantão estavam alertas.
Agora imagina, uma pessoa como eu, ingerindo 3 comprimidos de uma vitamina sem saber se realmente preciso dela no meu organismo e ainda sem consultar médico apenas pra um resultado rápido?Imaginem as complicações que posso ter depois? Por isso não devemos acreditar em qualquer coisa que vemos mesmo porquê não conhecemos quem está do outro lado!
Claro que existem coisas boas e confiáveis , não vou citar nomes mas o Cabelomaníacos, o Projeto Rapunzel,,Cronograma Capilar... aprendi muita coisa boa por lá inclusive as ervas na qual não dava muito credito ( boa, vou começar uma sequência de receitinhas naturais) e outras que me abriram os olhos.
Muitas coisas boas podemos aprender sim e trocar experiências também, é o que fazemos nos grupos e blogues como por exemplo o dermatologista (ou tricologista); se esta com algum problema e não term certeza vá ao médico, lá eles vão te passar exames e saber de onde vem o problema e receitar o medicamento certo.
Se o seu couro cabeludo for sadio, nada vai interferir no crescimento e desenvolvimento dele, tome cuidado com a água muito quente(a água pelando estimula a produção das glândulas sebáceas); cuidado com o cigarro (a nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao fio); retire todo o excesso de produto dos fios e couro cabeludo e não durma com o couro cabeludo molhado sabe porquê?
Isso abafa o couro cabeludo e aumenta a oleosidade.Cuide também da alimentação, ou seja, menos refrigerante e doces e mais frutas verduras e legumes; sei que não é fácil ainda mais com a falta de tempo que nos obriga muitas vezes a passar em frente do MC Donalds, mas sejamos controlados e que o bom senso nos ajude.
Deixe o couro cabeludo respirar, cuidado com o uso de bonés, chapéus, toucas ( até as térmicas), isso gera oleosidade e oleosidade atrai fungos e bactérias responsáveis pela caspa, seborréia, psoríase...
Ative a circulação do couro cabeludo com uma massagem capilar todos os dias: ela relaxa e ajuda o bulbo a receber melhor os nutrientes.
E claro não podia me esquecer das químicas: use com cautela, com orientação, pesquisa...se você não souber, vá ao salão de beleza, como eu fiz e o meu cabelo melhorou muito depois disto!Não queira ser a atriz de hollyood, aceite como você é e não queira mudar drasticamente o seu estereótipo: o que serve pra mim pode não se adaptar pra você e vice versa.
Não quero falar mal de produto nenhum ou dizer: olha não faz( mesmo porquê gosto de muita coisa natural por exemplo rs), mas apenas quero que antes de qualquer coisa, pensem analisem, pesquisem com muito carinho e procure a ajuda se necessário de um profissional,que faz muita diferença.
Vou deixar aqui pra vocês uma receita caseira de hidratação potente para cabelo ressecado que meu cabelo ama
Vou deixar aqui pra vocês uma receita caseira de hidratação potente para cabelo ressecado que meu cabelo ama
- 2 colheres de mel
- 2 colheres de azeite de oliva ( ou outro óleo vegetal se você não tiver amêndoas,coco)
- ¼ de abacate bem amassado
Modo de preparo:
Depois de misturar tudo,lave os cabelos com shampoo e aplique nos fios do comprimento até as pontas, massageando com a ponta dos dedos. Deixe agir por 20 minutos (com o auxílio de uma touca de alumínio você potencializa o resultado), enxague condicione e finalize como de costume
Lembrem se: o barato sai caro e sua saúde vale ouro !
Me ajudem a divulgar o blog, compartilhando esse post nas Redes Sociais
Se te ajudou pode ajudar sua amiga também !
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico Feliz com Seu Comentário, volte sempre!
PS: Comentários anônimos não serão mais aceitos ok?